Mafalda Minnozzi Mafalda Minnozzi
Menu

Discography

Cool Romantics

Release Date: 23/11/2017
Available now on:
Loading tracks...

MPI 2017

Nesta última década, o Jazz voltou à cena musical se renovando através dos sons clássicos “retrô”, e também da música pop, e desta forma conseguiu se expandir para novos públicos. Nesse espírito, o projeto eMPathia Jazz Duo, composto por vocais de Mafalda Minnozzi e guitarras de Paul Ricci, apresenta seu terceiro CD.

O CD “COOL ROMANTICS”,  trabalho que arremata esta trilogia, chega à evolução total em seu som, o qual foi pré-destinado. É um trabalho que completa o círculo, e vai além da sonoridade “retrô”, estabelecendo um diálogo refinado entre os músicos, retratando suas experiências únicas e histórias de vida, com um “quê” de improviso e aventura.

Alguns detalhes foram preservados, como a batida firmemente aterrada, mas no mais, tudo foi reconsiderado. Groove, harmonia e um leve toque de humor que alterna inocência a selvageria, tudo é um jogo usado nos arranjos imaginativos do eMPathia Jazz Duo. Influências das experiências vividas pela dupla na extensa atuação em festivais, clubes e teatros na Europa, América Latina e EUA também aparecem no projeto. Mafalda, que nasceu no norte da Itália, colaborou com muitos artistas do calibre de Gene Bertoncini, Milton Nascimento, Martinho Da Vila, Leny Andrade, Lucio Dalla e Guinga, enquanto o New Yorker Paul Ricci colaborou com Astrud Gilberto, Steve Jordan, Harry Belafonte, Randy Brecker, Jaki Byard, Dom Um Romao, Bebel Gilberto e dezenas de outros artistas latinos, brasileiros e de jazz.

Em “COOL ROMANTICS”, a alquimia vocal de Mafalda, combinada com o estilo exclusivo de Ricci, permite que eles possam passear sem esforço entre Samba, Bossa Nova, Swing ou Blues, resultando num som que vai desde uma leitura dramática do clássico “INSENSATEZ” de Tom Jobim até uma viagem lúdica através de VIA CON ME de Paolo Conte ou de TRISTE SERA de Luigi Tenco. Embora Mafalda cante em seu italiano nativo, inglês (DINDI, MY SHINING HOUR), francês (NUAGES de Django Reinhardt obtém uma leitura bluesy) e Português (músicas de Jobim e Carlos Lyra), a linguagem comum aqui é o diálogo entre a guitarra e a voz, cujos elementos são borrados ao ponto de sugerir outros instrumentos para uma paisagem sonora maior.

O produtor premiado Grammy Jeff Jones colaborou com a dupla em 10 canções, e captura brilhantemente a espontaneidade e a liberdade que se desenvolveu em suas inúmeras performances ao vivo, resultando em um som singular. A beleza resultante desses momentos promete provocar intensas emoçoes e sensações no público ouvinte, e convocar o “cool romantic” em todos.

Repertório do CD

  1.  TRISTE SERA (Luigi Tenco)
  2. MY SHINING HOUR (Harold Arlen / Johnny Mercer)
  3. INSENSATEZ (Antonio Carlos Jobim / Vinicius de Moraes)
  4. DINDI (Antonio Carlos Jobim / Aloysio De Oliveira / vs. Ray Gilbert)
  5. NUAGES (Django Reinhardt / vs. Jacques LaRue)
  6. VIA CON ME (Paolo Conte)
  7. NESSUNO AL MONDO (No Other Arms) (. Nebb / A. Crafer / vs. Gioia & N. Rastelli)
  8. CORRENTEZA (Antonio Carlos Jobim / Luiz Bonfá)
  9. VOCÊ E EU (Carlos Lyra / Vinícius De Moraes)
  10. JOGRAL (Djavan / Filó Machado / José Neto)