MPI 2016
Suas almas musicais ficaram sincronizadas na mesma frequência criando o eMPathia Jazz Duo; hoje pela perfeita sintonia entre eles nasceu INSIDE, o novo álbum de Mafalda Minnozzi e Paul Ricci.
INSIDE é um fluxo leve ma irrefreável de atmosferas musicais, onde a voz atlética da cantora italiana e a refinada técnica do guitarrista nova-iorquino surpreendem pela facilidade de aproximar-se, distanciar-se, perseguir-se e encontrar-se novamente.
Um jogo!
Ouvindo com mais atenção revela-se a estrutura que Mafalda e Paul construíram com fantasia e sabedoria para que o projeto tenha a marca deles: INSIDE resulta ser assim um meticuloso mosaico de sensações vindo “de dentro”, cortadas, suavizadas, coloridas com cuidado de artesão para compor um som único que conquista e envolve.
Os tons dessas cores vem do diferente uso da guitarra jazz, da guitarra barítono e da Del Vecchio Dinamico, esta última no caso do arranjo blues-acústico de “L’Hymne a L’Amour”.
A voz por sua vez cria luzes e sombras, branco e preto, dos delicados agudos de “Città Vuota” proposta em estilo bossa nova até a enérgica “Sacumdì, Sacumdà” onde chega a lembrar sons de trompete.
Isso confirma a versatilidade da Mafalda cantora e solista, seu alcance vocal e o controle absoluto da grande variedade dos seus timbres.
No repertório de INSIDE aparecem duas jóias de Tom Jobim, que resultam multicoloridas pelo ritmo pressante de Paul Ricci (“A Felicidade”) e pela percussão espontânea e brilhante de Mafalda Minnozzi (“Chega de Saudade”).
E tem mais: Morricone, Cole Porter, Rodgers and Hart, Ivan Lins, … Por isso INSIDE pode ser considerado um estúdio sobre estados de ânimo e reflexões, sentimentos e beleza, proposto com sinceridade por dois artistas que o criaram juntos do mesmo jeito que eles juntos tocam no palco.
O toque final de mestre foi do Jeff Jones “The Jedi Master” que durante a gravação no coração da “Big Apple” conseguiu captar as vibrações acústicas do eMPathia Jazz Duo e fixa-las por sempre no novo album que tem o “quente” do analogico, moderno porém tradicional!
Repertório do CD
-
HYMNE À L´AMOUR (M.Monnot / E.Piaf)
-
A FELICIDADE (A.C. Jobim / V. De Moraes )
-
EVERY TIME WE SAY GOODBYE (C. Porter)
-
CHEGA DE SAUDADE (A.C. Jobim / V. De Moraes )
-
CITTÀ VUOTA (IT´S A LONELY TOWN) (J. Pomus / M. Shuman / Italian vs. G. Cassia)
-
SACUMDÌ SACUMDÀ (NEM VEM QUE NÃO TEM) (C. Imperial / vs. P. Limiti)
-
METTI UNA SERA A CENA (E.Morricone / G. Patroni Griffi)
-
MY FUNNY VALENTINE (R. Rodgers / L. Hart)
-
SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ (A.C. Jobim / A. De Oliveira)
-
THERE’S A SMALL HOTEL (R. Rodgers / L. Hart)
-
GUARDE NOS OLHOS (I. Lins / V. Martins)