Mafalda Minnozzi Mafalda Minnozzi
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Discography

Natural Impression

MPI 2023

Featuring:

Mafalda Minnozzi – vocals
Paul Ricci – guitars
Helio Alves – piano on all tracks except 8
Eduardo Belo – acoustic bass on all tracks except 8
Rogerio Boccato – drums on all tracks, percussion on tracks 3 and 10
Kassin – percussion on track 5

Special guests

Roberto Menescal duet w/Mafalda Minnozzi on “Bruma”
Joe Lockevibraphone on “Carnival” recorded at Franklin Academy Studio
Don Byronclarinet on “Ne Me Quitte Pas” recorded at Hidden Quarry Studio
Doug Beavers trombone on “Mas Que Nada” recorded at Circle 9 Studios
Michael Wolff keyboards on “Coração Vagabundo” recorded at Studio 43
John Patitucci acoustic bass on “Coração Vagabundo” recorded at Pastasushi Studios

Produced by

Paul Ricci

Recorded by

Peter Karl at Acoustic Recording, NY
JJ McGeehan at Joan of Arc Park, NY
Didier Fernan at La Maison Estúdio, Rio de Janeiro
Paul Ricci at Stringsong Studio, São Paulo

Mixed by

Alexandre Fontanetti – Space Blues, São Paulo – all tracks except 5,8,11
Kassin –  Studio Marini, Rio de Janeiro – tracks 5,8,11

Mastered by

André Dias – Post Modern Mastering, Rio de Janeiro

Arranged by Mafalda Minnozzi and Paul Ricci

Murilo Alvesso – photos and art direction
João Marcelo Costa – assistant photographer
Satie Inafuku – scenic project
Emily Paula – make-up
Ricardo Campos – graphic design

 

A renomada cantora internacional Mafalda Minnozzi foi aclamada pelo “All About Jazz – Italia” como uma “intérprete sensível com excelente técnica vocal, que domina o palco com sua fascinante presença e sua voz poderosa e flexível, rica em mil nuances”. Em seu novo álbum “Natural Impression” – o capítulo mais recente da colaboração de longa data com o guitarrista, arranjador e produtor americano Paul Ricci –, Mafalda incorpora cada palavra desse merecido elogio.

Propondo um leque bastante amplo e colorido de músicas, Mafalda mostra sua profunda afinidade com a bossa nova e a chanson francesa, com o canto da tradição italiana, o jazz americano e outros sabores da música do mundo. O resultado é o equilíbrio hábil entre o virtuosismo e o ecletismo do jazz, com a sensibilidade cosmopolita da “world music”. Seu estilo traz à mente laços ancestrais com o melodrama italiano e o cabaré francês, em uma mistura estilística que usa a voz à maneira de uma instrumentista
talentosa – evidenciada, por exemplo, nos seus ágeis uníssonos com o trombone de Beavers em “Mas Que Nada”, ou com a guitarra do Ricci na sua versão original da obra-prima “Estamos Aí”, associada à Leny Andrade, bem como a dança sedutora com Don Byron em “Ne Me Quitte Pas”.

Os compositores de “Natural Impression” – Antonio Carlos Jobim, Ivan Lins, Luiz Bonfá, Jacques Brel, Caetano Veloso, Jorge Ben, João Bosco, Lucio Battisti, Roberto Menescal e mais –, oferecem um material inestimável para Mafalda, ao qual ela se entrega de corpo e alma.

A banda que a acompanha não poderia ser mais sólida, compacta e criativa.
“Samba de Verão” de Marcos Valle, “E Penso a Te” de Battisti e “Coração Vagabundo” de Caetano foram mixadas para o álbum por Kassin, que tem “uma abordagem única de DJ para a música”, diz Mafalda, o que dá a essas três faixas uma dimensão diferente do som típico do jazz.

Os brilhantes solos de piano de Alves preenchem com estilo o espectro sonoro juntamente com as guitarras elétricas e acústicas de Ricci, que dá um toque de R&B a “E Penso a Te” com seu wah-wah.

Os solistas convidados brilham nos lugares certos: o vibrafonista Joe Locke no clássico do Bonfá “Carnival (Manhã de Carnaval)”, o clarinetista Don Byron na dolorida balada de Brel “Ne Me Quitte Pas”, o trombonista Doug Beavers na icônica canção de Jorge Ben “Mas Que Nada” e o tecladista Michael Wolff com o baixista John Patitucci na cadenciada e melancólica “Coração Vagabundo”.

Estreia mundial da música “Bruma,” do lendário compositor Roberto Menescal com letra 
de Bruna Ramos da Fonte, proposta pela primeira vez por Mafalda em um dueto cativante que conta com a participação do próprio Menescal.

Mafalda é bastante expressiva em todas essas configurações, conectando-se a cada letra de forma visceral, independentemente do idioma. A maneira como ela termina a música do Jobim “Só Tinha De Ser Com Você” é emblemática e expressa toda a sua criatividade: ela improvisa com fluidez, prega peças desafiadoras arranjadas em uníssono e finalmente vai além do tom, em um efeito lúdico. É a mesma energia desinibida que ela traz para o palco, onde tudo – incluindo linguagem corporal e gestos – aumenta o impacto emocional das suas apresentações. A abordagem da Mafalda para cada música é sempre única, e “Natural Impression” está entre os exemplos mais evidentes disso.

TRACKLIST

  1. ÁGUAS DE MARÇO (A.C. Jobim) 4’11”
  2. COMEÇAR DE NOVO (V. Martins/ Ivan Lins) 4’52”
  3. MAS QUE NADA (Jorge Ben Jor) ft. Doug Beavers 4’09”
  4. USELESS LANDSCAPE (INÚTIL PAISAGEM) (A. De Oliveira / A.C. Jobim / R. Gilbert) 4’26”
  5. SAMBA DE VERÃO (Marcos Valle / Paulo Sérgio Valle) 3’22”
  6. NE ME QUITTE PAS (Jacques Brel)  ft. Don Byron 4’24”
  7. CARNIVAL (MANHÃ DE CARNAVAL) (G.D. Weiss / H.E. Peretti / L. Creatore / Luiz Bonfá) ft. Joe Locke 3’57”
  8. CORAÇÃO VAGABUNDO (Caetano Veloso) ft. Michael Wolff and John Patitucci 4’16”
  9. ESTATE (B. Brighetti / B. Martino) 4’20”
  10. DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ (Aldir Blanc / João Bosco) 4’54”
  11. E PENSO A TE (Mogol / Lucio Battisti) 4’36”
  12. ESTAMOS AÍ (D. Ferreira / M. Einhorn / R. Werneck) 4’23“
  13. SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ (A. De Oliveira / A.C. Jobim) 3’46”
  14. BRUMA (Bruna R. Da Fonte / Roberto Menescal) ft. Roberto Menescal 4’06“
  15. SAMBA DE UMA NOTA SÓ (N. Mendonça / A.C. Jobim) 2’53”