Mafalda Minnozzi Mafalda Minnozzi
Menu

Discography

Cinema City

MPI 2021

Featuring:

Mafalda Minnozzi – vocals
Tiago Costa – piano
Sidiel Vieira – acoustic bass
Ricardo Mosca – drums
Paul Ricci – guitars (musical dir.)

Special guests
Dave Liebman – soprano saxophone [4]
Graham Haynes – flugelhorn [1], cornet / electronic fx [6]
Art Hirahara – organ [7,8]
Luca Aquino – flugelhorn [9]
Jorginho Neto – trombone [11]

Produced by Paul Ricci
Recorded at Arsis Studio – Sao Paulo by Adonias Souza Jr.
Mixed by Adonias Souza Jr. and Paul Ricci
Mastered by Adonias Souza Jr.
Arranged by Mafalda Minnozzi and Paul Ricci
Photos by Murilo Alvesso
Make-up by Emely Paula
Design by Ricardo Campos – Nação Design

Publicity: Lydia Liebman Promotions
Radio Promotion: Lisa Reedy Promotions

 

 

O casamento entre jazz e cinema é antigo e está repleto de melodias conceituais que se tornaram populares – como “My Favorite Things” de “A Noviça Rebelde” (The Sound of Music), de John Coltrane. Em seu novo álbum “Cinema City – Jazz Scenes From Italian Film”, Mafalda Minnozzi abraça o mundo do cinema italiano e oferece a originalidade refinada através da qual compositores como Stelvio Cipriani, Henry Mancini, Renato Rascel, Carlo Rustichelli, Nino Rota e Ennio Morricone trouxeram construções musicais inovadoras para o sugestivo mundo das trilhas sonoras.

“Cinema City” foi criado e gravado no Brasil em meio à pandemia. O profundo desconforto de viver uma situação tão dramática –e a pausa forçada dos shows – deram à Mafalda tempo para refletir e agiram como catalisadores de energia positiva para este projeto criativo com fortes motivações pessoais. “Cantei essas canções interpretando-as como cenas da vida porque fazem parte intimamente da minha própria vida e, em alguns casos, até mesmo redesenharam o seu destino. Tal como a personagem Totò de “Nuovo Cinema Paradiso” que revê a sua vida através dos clips dos filmes com os quais cresceu, eu também fiz isso com meu passado e senti emoções intensas, enraizadas em mim ”, comenta Mafalda.

De fato, devido ao sucesso e à popularidade da obra-prima de Tornatore a cantora foi convidada pela primeira vez para se apresentar no Brasil no famoso “Paradiso” do Rio de Janeiro, dando início assim a um novo ciclo de sua carreira. O estado de espírito de Mafalda Minnozzi – e o transporte apaixonado com que se deparou com a realização do projeto “Cinema City” – transparecem em cada música, revelando um equilíbrio balanceado entre o virtuosismo e o ecletismo típico do jazz, mas sem deixar de lado a sensibilidade cosmopolita da world music.

Este entusiasmo permeia todo o disco, evidentemente partilhado pelo seu diretor musical – o guitarrista e arranjador nova-iorquino Paul Ricci – e pelos músicos brasileiros que acompanharam Mafalda no estúdio de gravação Tiago Costa (piano), Sidiel Vieira (contrabaixo) e Ricardo Mosca (bateria), além dos ilustres convidados: Dave Liebman (sax soprano em “Love Theme – Nuovo Cinema Paradiso”), Graham Haynes (flugelhorn e corneta em “La Dolce Vita” e “Amici Miei”), Art Hirahara (órgão em “Anonimo Veneziano” e “E La Chiamano Estate”), Luca Aquino (flugelhorn em “Nella Fantasia”) e Jorginho Neto (trombone em “Arrivederci Roma”).

Livrando-se da abordagem clássica de temas universalmente reconhecidos, em “Cinema City” Mafalda Minnozzi utiliza a linguagem do jazz para tirar o máximo proveito do seu alcance vocal e da variedade dos seus timbres, da sua capacidade de improvisação e do poder interpretativo com o qual ela consegue exprimir drama, alegria e ironia com a mesma sinceridade, propondo uma fascinante leitura pessoal dessas composições atemporais.

TRACKLIST

  1. La Dolce Vita – 3:21 (Rota)
  2. Loss of Love – 4:40 (Mancini/Merrill)
  3. Metti Una Sera A Cena – 4:10  (Morricone/Patroni Griffi)
  4. Love Theme – Nuovo Cinema Paradiso – 4:34 (Morricone)
  5. Amapola – 4:02  (Lacalle/Iacono)
  6. Amici Miei – 3:07 (Rustichelli/Longo)
  7. Anonimo Veneziano (Cuore Cosa Fai) – 4:01 (Cipriani/Beretta/Coppola)
  8. E La Chiamano Estate – 4:07 (Martino/Califano)
  9. Nella Fantasia – 4:32 (Morricone/Ferrau)
  10. L’appuntamento (Sentado A Beira Do Caminho) – 4:02  (Braga/Carlos – vs. Lauzi)
  11. Arrivederci Roma – 4:18 (Rascel/Garinei/Giovannini)
  12. Se – Nuovo Cinema Paradiso – 2:36 (Morricone/De Sensi)
  13. Deborah’s Theme – 3:58 (Morricone)
  14. Maturity – Nuovo Cinema Paradiso – 3:05 (Morricone)